"Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado". Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! "O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?" Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?"" Marcos 4:35-41
O mar da Galileia é na verdade um grande lago (166 Km2) cercado por um anel de montanhas. Foi cientificamente provado que esta posição geográfica única é diretamente responsável pelas tempestades que acontecem no lago durante as últimas horas do dia. Essa condição ainda existe até hoje e os pescadores locais exercem muita cautela.
Os discípulos também estavam muito exausto depois de um longo dia de ministério, o pedido de Jesus não parece justo para eles. Todos esses fatores levam somente a uma conclusão. Jesus direcionou seus discípulos para uma tempestade consciente e deliberadamente! Por que Jesus faria algo assim?A resposta é encontrada na repreensão de Jesus aos discípulos ("Você ainda não têm fé?") É claro que eles tinham fé. Mas, não em Jesus...
Alguns de nós somos como os discípulos. Nós temos fé. Mas está fora de lugar. A reflexão de hoje é sobre: como está a nossa fé? está em Jesus?
1. A Tempestade
A. A maioria dos discípulos era ex-pescadores. Eles estavam familiarizados com o mar da Galileia. Eles haviam superado muitas tempestades antes.
B. Eles acreditavam na experiência, força e habilidades. Afinal de contas Jesus era um carpinteiro. O que ele sabia sobre as tempestades e águas?
C. Nós também colocamos a nossa fé em nossa própria força e habilidades cada vez que tomamos o assunto em nossas próprias mãos, sem reconhecer o senhorio de Jesus em nossa vida.
2. O Pânico
A. Em Marcos 4:40 deixa claro que estavam em pânico. O pânico nos leva ao desespero, nos tira da razão... é diferente da emoção normal de medo que surge no perigo.
B. Colocar a fé em si mesmo é muito perigoso, porque nós começamos a entrar em pânico quando confrontados com situações que fogem ao nosso controle.
C. Quando entramos em pânico qualquer desculpa serve, qualquer argumento está certo, a fé perde o valor, a razão sai de cena e entra a emoção. Nós transferimos a culpa para os outros, como os discípulos, "...não te importa que pereçamos?".
"...Porque Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, amor e autocontrole..." (2 Timóteo 1:7).
3. Mentiras
A. A pergunta "quem é esse?" Implica que os discípulos não sabiam que Jesus era mais que um rabino, milagreiro e um profeta.
B. Conhecer a metade da verdade é acreditar em uma mentira. Os discípulos não sabiam toda a verdade sobre o seu mestre. Assim, eles acreditavam na mentira que Jesus não se importava.C. A maioria dos cristãos conhece apenas o que os outros dizem sobre Deus. Não é errado aprender com os outros. Mas é preciso conhecer Deus pessoalmente. É necessário ter intimidade, ter vivência com Ele!
"As minhas ovelhas reconhecem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27)

Os discípulos acreditaram que Jesus não se importava. Estavam tão acostumados com o desdém humano que transferiu o mesmo pensamento para Deus. Jesus é 100% Deus e 100% humano, mas apesar de ser humano, o seu caráter é igual ao de Deus. Ele não mente, não abandona, não se engana, não falha... Ele é Fiel!
Somos propensos a acreditar nas mentiras de Satanás a menos que conheçamos a Deus pessoalmente. A intimidade não ocorre da noite para o dia. É um processo ao longo da vida, onde você todos os dias vive algo novo com Deus.
Tenha uma disciplina espiritual! Jesus já está no seu barco, Ele não deseja uma corona... Ele quer ser o condutor do teu barco (vida), Ele operou diversos milagres, ensinou, mas agora é sua vez de ter uma experiência sobrenatural com Ele!
Jesus está no barco...
Rev. Marcel RMSS
Semana de Imersão - Setembro 2018
Nenhum comentário :
Postar um comentário