quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CALEBE, UMA FÉ QUE RESISTE AO TEMPO


“E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar” Josué 14:11



É normal passarmos por dificuldades, adversidade faz parte da natureza do ser humano. Mas para o cristão, os momentos difíceis torna-se uma oportunidade, oportunidade de gerar mais comunhão com Deus, de viver o sobrenatural, de avivar a nossa fé... Isso é um reflexo do que é viver pela fé na Palavra de Deus.

O profeta Jeremias diz em Lamentações 3:21: “Quero trazer a memória aquilo que me traz esperança”. Infelizmente, a nossa tendência é trazer à memória as coisas ruins e esquecermos de colocar a nossa fé em prática. No livro de Josué capítulo 14 encontramos a história de um homem chamado Calebe que nos motiva, nos inspira a continuar e a perseverar nas promessas que o Senhor tem para as nossas vidas.

Mas quem foi Calebe? Ele foi um homem da Tribo de Judá que foi liberto da escravidão do Egito. Ele viu muita coisa acontecer, antes e depois da saída dos filhos de Israel do Egito. Ele viu as 10 pragas que assolaram o Egito. Viu o livramento do Senhor ao abrir o Mar Vermelho. Ele viu a Glória de Deus.

Mas como podemos nos inspirar na vida de Calebe? Veremos isso em 3 pontos! 


1) Ele creu contra todas as evidências e possuiu uma fé que resistiu ao tempo. 

No Livro de Números, capítulo 13, Calebe aparece agora como um dos príncipes de Israel. Ele foi escolhido para ser um dos 12 espias que foram espiar a terra de Israel no qual Deus havia prometido. Apenas ele e Josué creram na palavra do Senhor dizendo que eles possuiriam aquela terra. Os outros 10 espias não acreditaram, perecendo no deserto.
Precisamos crer, mesmo que ninguém acredite, mesmo que sejamos minoria... não uma fé cega, irracional. Mas fé que Deus vai cumprir com a promessa.

2) Ele conservou a fé e o vigor por 45 anos no deserto.
Quando chegou o momento de Calebe tomar posse da sua herança, 45 anos depois, ele declara ter o mesmo vigor que tinha aos 40. Tudo isso foi pela fé. Ele não perdeu a visão do que Deus lhe havia prometido.
Deus sempre cumpre as suas promessas aos que têm um coração ensinável e temente. Ele disse de Calebe:“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança” (Números 14:24).
Precisamos crer independente do tempo, Deus não atrasa, Deus não erra o endereço, no tempo certo Ele abençoa.

3) Ele tinha motivações corretas e era fiel ao Senhor

A maior parte daquilo que Deus tem para nós, depende da motivação do nosso coração. E era como se Calebe estivesse dizendo: “o meu coração sempre permaneceu íntegro, fiel, eu perseverei em seguir ao Senhor”.
Há muitas pessoas que começam bem a vida cristã, começam com um coração humilde, quebrantado e cheio do temor do Senhor. Mas com o passar do tempo, devido às circunstâncias, a motivação do coração vai mudando. Muitos não se deixam ensinar e deixam o coração ficar mais duro mais insensível. 
Calebe por causa do seu coração, foi abençoado junto com sua família, e os seus descendentes seriam abençoados através da sua vida. Quando somos abençoados por Deus, a nossa descendência e quem está por perto (vizinhança, amigos, colegas, etc) são atingidos. Assim como aconteceu com Calebe. Você crê?

A Bíblia é bem clara quando Deus disse que Calebe herdaria a promessa porque teve uma fé perseverante: “Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus” (Js 14:9).
Calebe era diferente não pelo falar, não pela roupa... mas por ter um coração íntegro, obediente, perseverante e acima de tudo, fiel ao Senhor. Não encontramos nenhum relato, uma só murmuração de Calebe. Mas gratidão! Ele era grato por tudo o que tinha, especialmente pela liberdade que Deus lhe havia concedido. 

Que Deus possa nos mudar, a ponto de ter um oração parecido com de Calebe. Que possamos ter perseverança, não vacilar, não oscilar... mas passar pelo teste do tempo honrando ao Senhor. Crendo que a promessa vai se cumprir, nós vamos viver o que Deus prometeu! A Vitória é Nossa em Nome de Jesus!


Rev. Marcel RMSS
IECB - Paróquia Betesda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Catedral Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com