quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Oração e seus Inimigos

“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” Romanos 12.12

A Palavra de Deus nos orienta a sermos perseverantes na oração, isto é, orarmos sem esmorecer, sem cansar e sem retroceder. O apóstolo Paulo viveu esta realidade em sua vida e deu-nos exemplo de perseverança na oração. Tanto em momentos de bonança, quando tudo ia bem, quanto nos momentos mais difíceis, perigosos e cruéis, ele experimentou a prática saudável e geradora de paz e segurança que é a oração.

"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." 1 Timóteo 2.1-4.

Sabemos da importância da oração, conhecemos os seus benefícios para nossa vida espiritual e física. É tão importante que reservamos momentos para orar. Culto de Oração, Campanhas de Jejum e Oração etc. Mas o inimigo também sabe da importância da Oração e ele utiliza seis armas terríveis para paralisar a vida de oração dos cristãos:


Cansaço - O cansaço nos paralisa, nos impede continuar caminhando, nos faz desistir de perseverar na oração! Mas é justamente na oração que nos faz superar cansaço estranho, pois a Bíblia diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” Isaías 40.29,31. Entregue-se à oração, envolva-se na oração, viva em oração e você encontrará o descanso verdadeiro.

Pressa - A arma que Satanás provavelmente usa com mais sucesso contra os que querem orar é a pressa. O que diz a Escritura em Eclesiastes 8.3a? “Não te apresses em deixar a presença dele.” Não devemos ter pressa em deixar a presença do Senhor. Qual é a causa de sua pressa? A montanha de trabalho que espera por você? A demanda parece que não acaba mais? parece não ter fim? Mas é justamente na oração que você recebe as condições para fazer seu trabalho bem feito e célere. Quanto mais tempo você ora, mais trabalha. Sei muito bem que isso contraria nossa lógica, mas milhares de experiências confirmam essa receita, e a Bíblia diz em Isaías 55.2-3a: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.” Através da oração constante, suas tarefas diárias serão supridas pelas fontes divinas de força. Admirado, você reconhecerá que o tempo que passou em oração fervorosa foi a melhor maneira de usar seu tempo, e a pressa se tornará em calma acompanhada de sabedoria.

Distração - Você não consegue se concentrar? Outros pensamentos vêm à sua mente quando você quer orar? Durante a oração, de repente você lembra que não trancou a porta, esqueceu algo fora da geladeira... percebe que não tem concentração, que seus pensamentos estão bem longe? Essas são armas do inimigo que você derrota orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”. Ore em voz alta, audível e as distrações perdem o poder sobre você!

Inquietação interior - Uma inquietação inexplicável tomou conta de você? Justamente dessa inquietação é que você pode se livrar quando ora. Seja qual for a causa, pecado, nervosismo ou incredulidade a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” Salmos 55.22. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” Salmos 42.11. A Oração nos leva ater comunhão, relacionamento com O Príncipe da Paz (Isaías 9:6) você receberá a paz sobrenatural do Senhor que te libertará da inquietação em seu coração.

Preguiça - A preguiça é outra arma que Satanás usa contra aqueles que desejam se tornar pessoas de oração. Esta arma opera dando prazer a carne, nos coloca no marasmo, devagar... Você sabe que precisa orar mas não tem vontade de ajoelhar, quer orar, mas não consegue dizer uma única palavra. Tudo parece muito difícil. A carne não consegue orar. Como você consegue se livrar dessa dessa preguiça? A resposta é: ORAÇÃO! Ore com a Bíblia! Leia em voz alta as promessas que falam da oração. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á” Mateus 7:7. Diga simplesmente a Deus: “Senhor, não consigo pedir, mas Tu dizes na Tua palavra que eu devo pedir, pedir com perseverança”. Exponha a Ele toda a sua vida, problemas, situações, sensações, duvidas, medos, sentimentos, pensamentos... Ore! Não fique calado! E enquanto você fala com Ele e lê a Bíblia, de repente perceberá a faísca da oração queimando em seu coração, exterminando a preguiça, você começará a sentir os benefícios da oração!

Desânimo - O desânimo é uma das piores armas do inimigo. Ela nos rouba visão da promessa, nos coloca prostrados diante do problema, nos deixa apáticos diante das artimanhas do inimigo. Quando estamos desanimados paramos de orar conforme a vontade de Deus. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Esse olhar para cima, para Jesus, é desviar o olhar das coisas visíveis ao nosso redor e voltar a olhar para Jesus! A Oração nos leva para mais perto de Deus! Você pode está desanimado por fraqueza espiritual, por não ter vivido a promessa, por não ter recebido a bênção ainda... continuar desanimado só irá piorar a situação, veja o que o Apostolo Paulo nos afirma em 2 Coríntios 4.8 e 9: "De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos."  O profeta Isaías 35:3-4 fala: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará”. Existe apenas um meio de nos livrarmos do desânimo: orando! Você que está desanimado: Ore! Faça hoje um novo começo! Diga em voz alta: “Eu escolho a vontade de Deus e, em Nome de Jesus, rejeito a vontade de Satanás”. A vontade de Deus é que você ore. A vontade de Satanás é que você se cale.

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago 5:16

Você já orou hoje? Oração nunca foi perda de tempo, mas investimento!
Investimento na comunhão com Deus, no intelecto, no tempo, nas finanças, na família... Tenha uma vida de oração e viva uma vida melhor!

Rev. Marcel RMSS
Paróquia Betesda - IECB

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Catedral Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com